SAAMA DE CERQUILHO ENTREGA A DOCUMENTAÇÃO DO PMVA (CICLO 2014)




A Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), entregou à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), no dia 15/10/2014, os documentos comprobatórios de todas as ações realizadas referentes ao Programa Estadual Município VerdeAzul (PMVA).
O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo governo de São Paulo e seu principal objetivo é promover a eficiência na gestão ambiental através da descentralização e da valorização da base da sociedade.
O programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda Ambiental estratégica, composta de 10 Diretivas,  a saber: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes locais e lança, ao final de cada ano, o Ranking Ambiental dos municípios paulistas participantes do programa.
Em 2009, primeiro ano que nosso município participou do PMVA, Cerquilho não foi certificada. Todavia, o interlocutor do município no programa naquela época, Felipe Gustavo Pascutti, recebeu o Prêmio referente aos interlocutores mais empenhados do Estado, dado o seu grande envolvimento durante a execução do programa. Por outro lado, em 2010, as empresas Cipatex, Usina Santa Maria e Termotécnica ganharam do Estado o Prêmio Parceria VerdeAzul, pois estabeleceram parceria com o município de Cerquilho e trouxeram benefícios ao meio ambiente local.
É importante salientar que, de 2010 a 2013, Cerquilho foi certificada consecutivamente no PMVA e, em 2013, o município ficou em 25º lugar no Estado, de 587 municípios participantes do programa e obteve a 4ª maior nota na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI 10) Sorocaba/ Médio Tietê.

A SAAMA comunica à população cerquilhense que a sua equipe técnica não mediu esforços para aprimorar e executar as exigências do PMVA e informa ao público que o resultado do Programa Município VerdeAzul (ciclo 2014) será divulgado provavelmente  no dia 11/12/2014 (quinta-feira), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Por fim, agradece, imensamente, a contribuição de todas as Secretarias da Prefeitura de Cerquilho, de todos os setores do SAAEC, funcionários, conselheiros ambientais e de educação, das empresas parceiras e da população que participou ativamente do processo de elaboração e organização dos documentos comprobatórios dos diversos critérios deste programa.                   

Comentários