Cerquilho no Programa Município Verde Azul: 4ª colocação no ranking paulista!

            
O Programa Estadual Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo de São Paulo, visando promover a eficiência na gestão ambiental através da descentralização e da valorização da base da sociedade. O objetivo deste programa é capacitar as prefeituras a implementar e a desenvolver uma agenda ambiental estratégica, composta de 10 Diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

            Sendo assim, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente oferece capacitação técnica às equipes locais e lança, ao final de cada ano, o Ranking Ambiental dos municípios paulistas participantes do programa.

       A Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), entregou à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), no dia 15 de outubro, os documentos comprobatórios do Programa Estadual Município VerdeAzul (PMVA) de todas as ações realizadas no período de outubro de 2013 a setembro de 2014 – chamado Ciclo 2014.
            A partir de janeiro de 2014, a SAAMA sofreu uma reestruturação em seu corpo técnico a fim de otimizar as ações ambientais desta Secretaria. O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e também Assessor de Planejamento da Secretaria de Obras, Viação e Serviços, Felipe Gustavo Pascutti remanejou profissionais e propôs novas contratações a fim de consolidar três setores dentro da Estrutura Ambiental do Executivo Municipal, a saber: Setor de Arborização, Setor de Resíduos e Setor de Educação Ambiental.

        O resultado do Programa Município VerdeAzul (ciclo 2014) foi divulgado no dia 11 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo e Cerquilho foi certificado, obtendo a 4ª colocação dentre os 610 municípios participantes.

            Este resultado mostra que a equipe da SAAMA não mediu esforços para aprimorar e executar as exigências do PMVA, buscando sempre trabalhar de modo cooperativo com os outros setores do Executivo, do Legislativo e da Sociedade Civil Organizada. Aproveitamos para agradecer a contribuição de todas as Secretarias da Prefeitura de Cerquilho, de seus funcionários e de todos os setores do SAAEC na elaboração e organização dos documentos comprobatórios dos diversos critérios deste programa, além do COMDEMA, das empresas e do Poder Legislativo.

       Por fim, informamos aos cerquilhenses que as ações ambientais realizadas não teriam a repercussão que tiveram se não fosse pelo interesse e pela participação de todos. Por isso, o nosso muito obrigado a todos os munícipes, comerciantes, empresários e parceiros que prestigiaram nossos eventos, colaborando de forma concreta para a sustentabilidade desta cidade.

Trajetória do município de Cerquilho durante o PMVA

           
Em 2009, primeiro ano que participou do PMVA, Cerquilho não foi certificada. Todavia, o interlocutor do programa na época, o atual Secretário da SAAMA Felipe Gustavo Pascutti, recebeu o Prêmio Anual aos Interlocutores, dado o envolvimento durante a execução do programa.

            Em 2010, as empresas Cipatex, Usina Santa Maria e Termotécnica ganharam do Estado o Prêmio Parceria VerdeAzul, por estabelecerem parceria com o município de Cerquilho e trazerem benefícios ao meio ambiente local.

               De 2010 a 2013, Cerquilho foi certificada consecutivamente no PMVA e, em 2013, ficou em 25º lugar no Estado, de 587 municípios participantes, e obteve a quarta maior nota na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) Sorocaba/ Médio Tietê.

              Em 2014, com o slogan “Cerquilho: Rumo à Sustentabilidade”, a cidade ocupa a 4ª colocação de 610 municípios participantes do PMVA no Estado de São Paulo.



Comentários