Cerquilho comemora o DIA DA ARVORE com plantio de mudas



Hoje é o Dia da Árvore. Em homenagem a estes seres generosos e que nos prestam tantos serviços é que a SAAMA e a SMEC estão realizando plantios em escolas da rede. As crianças aprendem que as árvores são seres vivos.
O plantio e o acompanhamento do desenvolvimento de uma muda de árvore faz parte da educação e da orientação dada aos alunos.
Os alunos das escolas EMEII Ondina Módolo Doriguello, EMEF Profa. Lavínia Rodrigues Sanson, EMEI Noêmia Souto Madeira e EMEII Belirde Kaizer Piccin participaram do plantio juntamente com os técnicos da SAAMA.



Mudas de árvores frutíferas como a pitanga, goiaba e araçá foram plantadas juntamente com as mudas dos belíssimos ipês roxos, rosas, tipuanas, escovas de garrafa, sibipirunas, melaleuca entre outras.





Outras informações técnicas são fornecidas às crianças, tais como, o respeito ao espaço deixado para crescimento destas. As mudinhas plantadas se transformarão em árvores adultas e o espaço para crescimento é imprescindível posto seu desenvolvimento em altura e diâmetro.



            Canteiros pequenos além de impedirem a entrada de água no solo (permeabilização) provocam o anelamento da árvore. Espaços inadequados para o crescimento em diâmetro são os grandes vilões da segurança das árvores nas cidades. Canteiros adequados mantém a árvore sadia e evitam danos à infraestrutura.




            Com esta visão é que a SAAMA promoveu o plantio de cerca de 40 mudas na Avenida Washington Luiz, conhecida como Avenida da Caminhada. Além do plantio das quaresmeiras tradicionais, também foram introduzidas espécies como flamboyant, tamboril, sibipiruna, ipês, jacarandá, pau mulato entre outras a fim de enriquecer a arborização da região.
A SAAMA informa que o morador que quiser plantar uma muda em frente ao seu imóvel basta comparecer à SAAMA em horário comercial – das 8h as 17h – de segunda a sexta feira e retirar sua muda e toda a orientação técnica para plantio e abertura de canteiro. Cabe ressaltar que o serviço de poda e de supressão na área pública, bem como a vistoria e orientação técnica é feita de forma gratuita. Basta fazer o requerimento no Paço Municipal, de preferência munido de cópia dos documentos de identidade e de comprovação de propriedade do imóvel.
A SAAMA por fim convida a população, que em homenagem a este dia da árvore, reflita sobre as seguintes questões: tempo para crescimento da árvore x tempo para reforma da calçada; benefícios advindos da árvore para a sociedade x consequências da retirada da árvore.
Afinal, além do plantio de novas mudas devemos conservar as árvores adultas existentes, cujo sombreamento é tão desejado no verão e que além deste, prestam inúmeros serviços ambientais e acrescentam uma beleza ímpar à nossa cidade.

A SAAMA reitera que “árvore saudável é árvore segura”, assim Cerquilho caminha na direção da arborização sustentável! 

Comentários