EQUIPE DA SAAMA PRESTA CONTA SOBRE A ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESTADUAL MUNICÍPIO VERDEAZUL


Desde 2008, a Prefeitura de Cerquilho presta contas, para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) sobre a Agenda Ambiental realizada no município anualmente. A Coordenadoria do Programa Município VerdeAzul (PMVA) analisa os documentos enviados pelas diversas cidades participantes e, através do desempenho destas, divulga o ranking ambiental paulista (Índice de Avaliação Ambiental). Os municípios que obtém nota maior ou igual a 80 pontos recebem uma certificação ambiental (Certificação Município VerdeAzul), que indica o grau de comprometimento em relação à sustentabilidade local.
Cabe destacar que os técnicos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) de Cerquilho entregaram, no dia 10/10/2016, (segunda-feira), em São Paulo, todos os documentos comprobatórios referentes às 10 Diretivas do Programa Estadual Município VerdeAzul. As Diretivas Ambientais analisadas pelo PMVA este ano são:
1)    Esgoto Tratado (ET);
2)    Gestão das Águas (GA);
3)    Resíduos Sólidos (RS);
4)    Cidade Sustentável (CS);
5)    Biodiversidade (BIO);
6)    Arborização Urbana (AU);
7)    Educação Ambiental (EA);
8)    Qualidade do Ar (QA);
9)    Estrutura Ambiental (EAM) e
10)   Conselho Ambiental (CA).





A SAAMA informa à população que não mediu esforços durante todo este Ciclo 2016 (de outubro de 2015 a setembro de 2016) para cumprir as exigências contidas na Resolução SMA 23, de 17 de fevereiro de 2016. As atividades ambientais do município de Cerquilho foram planejadas, executadas e relatadas em conjunto com as outras Secretarias e Autarquias Municipais. Vale ressaltar que a SAAMA, além de representar o município neste Programa Estadual, é responsável pela organização, compilação e revisão de todos os documentos comprobatórios que são enviados ao Estado.
Informamos aos munícipes que o resultado oficial do Ciclo 2016 deste Programa será divulgado no dia 08 de dezembro, na São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, s/n - Km 1,5, Vila Água Funda, São Paulo – SP).
Ademais, dos 616 municípios do Estado de São Paulo que participaram do PMVA em 2015, Cerquilho ficou em 8º lugar, mantendo a cidade, pelo segundo ano consecutivo, entre as 10 melhores gestões ambientais municipais do Estado de São Paulo. Isto mostra que os esforços do Poder Público e a participação ativa da população cerquilhense têm promovido excelentes resultados no que se refere às questões ambientais locais.
É importante salientar que contamos com a intensa colaboração de diversos funcionários da Prefeitura no Ciclo 2016 do PMVA e agradecemos a todos, pelo amplo envolvimento e por acreditarem que juntos, continuamos mais fortes e que, esta parceria é imprescindível para a melhoria da qualidade dos serviços prestados em defesa ao Meio Ambiente.
A SAAMA fica na Rua da Fazendinha, no 39 – Centro (ao lado do Paço Municipal) e está aberta ao atendimento ao público das 8h as 17h. Os contatos podem ser feitos por telefone: (15) 33843470 e/ou por endereço eletrônico: meioambiente@cerquilho.sp.gov.br.

Por fim, sabemos que temos muito a evoluir nesta área e que o envolvimento de todos é essencial para que a sustentabilidade faça parte do dia a dia do cerquilhense. Participe dos processos ambientais em nossa cidade. Faça a sua parte com consciência, exija seus direitos e cumpra com os seus deveres! Faça parte de uma Cerquilho cada dia mais sustentável!
_________________________________________________________________

Aproveitamos para informar que nesta segunda feira, dia 17 de outubro de 2016, na sede da CETESB, a equipe da SAAMA representando o município de Cerquilho compareceu ao Encontro para Discussão e Construção das futuras diretivas para 2017.
Juntamente com outras Prefeituras participantes do PMVA e setores da SMA, como a CETESB, CBRN, CPLA foi discutido um novo formato para o Programa, inicialmente referente às Diretivas: Estrutura, Conselho, Água, Esgoto e Resíduos, a fim de que estas sejam consolidadas de forma participativa.
As outras diretivas serão discutidas em uma outra oportunidade e Cerquilho faz questão e deixar sua opinião e participar deste processo democrático.

Comentários