Limpeza e manutenção do sistema de microdrenagem urbana em Cerquilho

O sistema de drenagem urbana pode ser dividido em dois subsistemas distintos e complementares: microdrenagem e macrodrenagem.
O sistema de microdrenagem consiste em bueiros, poços de visita, ramais e galerias. Os bueiros captam as águas das chuvas que, através dos ramais são transportadas para as galerias. De lá as águas são direcionadas para os córregos.
Quando esse sistema está funcionando, dificilmente ocorrem enchentes. Mas, para que tudo funcione bem, é necessário efetuar limpezas permanentes e, mais importante, é necessário que a população colabore não jogando lixo nas ruas.
Sendo assim, a limpeza no sistema de microdrenagem é fundamental na prevenção das enchentes e na preservação dos córregos. 
A limpeza desse sistema é realizada em dois processos: manual e mecanizada. Na limpeza manual, uma equipe de operacionais entra na boca lobo e retira a sujeira com pás e enxadas, desobstruindo a passagem da água para os ramais. Em seguida vem a limpeza mecanizada, realizada com caminhão pipa que contém hidrojato. Esse caminhão  com o jato d’água, limpa e desobstrui todo o canal. O mesmo processo acontece nas galerias, cujo acesso se dá pelos poços de visita.
O setor responsável pela limpeza e manutenção do sistema de microdrenagem no município de Cerquilho é a garagem municipal, que vem realizando essa atividade desde o inicio do ano.


Comentários